Guiámos o Range Rover SVAutobiography Dynamic
Luxo, performance e exclusividade são palavras que podem definir o Range Rover SVAutobiography Dynamic, um modelo que surge como uma proposta natural da recém criada SVO (Special Vehicles Operation) do Grupo Jaguar-Land Rover, uma "fábrica de sonhos" para quem muito nunca é suficiente.
"Os clientes do Range Rover e do Range Rover Sport são diferentes", referiu-nos Mark Stanton, responsável pela SVO. "Um cliente Range Rover quer um motor topo de gama e exclusividade, mas não prescinde do conforto". Por isso a marca de Coventry desenvolveu duas propostas: uma com base no chassis longo (LWB) e outra com o chassis normal, que baptizou como Dynamic. Todos são produzidos na fábrica de Solihull, mas são concluídos nas novas instalações da SVO em Oxford Road, perto de Coventry, onde são pintados numa nova e moderníssima linha criada para o efeito. Há cores específicas, mas o cliente tem liberdade para qualquer escolha pessoal por mais bizarra que seja…
Face ao Range Rover Autobiography a altura ao solo foi reduzida em 8 mm e toda a suspensão pneumática foi redesenhada, da mesma forma que as barras anti-rolamento activas foram programadas para reduzir ao máximo o rolamento da carroçaria em curva. A direcção é mais directa e o cliente pode optar entre jantes de 21 ou 22 polegadas.
AO VOLANTE. Ao fim de meia dúzia de quilómetros no meio das estradas estreitas e sinuosas da zona de Coventry é fácil notar a direcção directa, rápida e precisa, mas também a estabilidade direccional de um modelo que, apesar da altura elevada ao solo (e não só), não tem grande adornamento e faz a diferença para os restantes Range Rover.
Nas zonas de curvas encadeadas o "ronronar" do motor parece um desafio. À mais pequena solicitação do acelerador o Range Rover SVAutobiography Dynamic salta para a frente e o aumento das rotações é acompanhado por um rugido feroz. Este motor canta que encanta com "voz" de grande desportivo e não de um imponente SUV. O desempenho da caixa automática de oito velocidades permite aproveitar todas a rotações e manter um ritmo vivo por mais sinuosa que seja a estrada.
Range Rover SVA SWB: desde 227.867,42€
Range Rover SVA LWB: desde 212.771,75€